Dicas

| 20/11/2021

English Live é bom? Vale a pena? Preço, como funciona e opiniões

Será mesmo que o famoso curso de inglês online English Live vale a pena?

Não é só você que tem essa dúvida. No Google, por exemplo, é uma das perguntas mais comuns sobre o curso.

Experimente digitar pelo nome da escola, e o buscador vai sugerir a pesquisa por “English Live é bom?”.

A melhor forma de descobrir a resposta é com informação, concorda?

Então, não deixe de acompanhar este artigo até o fim, pois a partir de agora vamos apresentar um guia completo, explicando como funciona o curso English Live, preço e opiniões a respeito dele.

Boa leitura!

Curso de inglês grátis

EF English Live: que curso é esse?

EF English Live é um curso de inglês online oferecido pela Education First (EF), empresa suíça que atua no ensino de idiomas, intercâmbio cultural e viagens educacionais.

O curso existe desde 1996, mas, no Brasil, chegou em 2001, inicialmente chamado de Englishtown.

Então, se você ouvir falar desse nome ou ler algo sobre Englishlive (assim, tudo junto), saiba que se trata da mesma escola de inglês.

Como outras que atuam no segmento, seu foco se volta ao ensino de adultos, oferecendo a possibilidade de estudar pela internet, 24 horas por dia (embora isso se aplique ao conteúdo disponível e não exatamente às aulas).

Informações oficiais dão indicam que mais de 2 milhões de alunos já passaram pela English Live, número que certamente a coloca entre as principais escolas de idiomas do país.

English Live: como funciona?

englishbay como funciona

A English Live funciona de forma parecida com a de outras escolas virtuais.

Inicialmente, há uma espécie de teste de nivelamento para que o aluno saiba por onde deve começar.

Se ele preferir, pode abdicar do teste e iniciar pelo nível mais básico disponibilizado.

A partir daí, há atividades e exercícios adequados ao seu plano de estudos personalizado, que ele precisa cumprir para avançar – são 16 níveis em todo o curso.

Para tanto, também é necessário realizar provas e aulas de conversação.

Como um tradicional curso de inglês online, a English Live oferece a possibilidade de o aluno estudar por meio de vídeos e também a partir de aulas em grupo ou particulares.

Em ambas, o aluno tem a possibilidade de escolher o tema da sua aula, conforme os seus objetivos para o aprendizado. Gramática, negócios, dúvidas e esportes são algumas das opções.

Se preferir, também pode deixar a escolha a cargo do professor.

As aulas podem se realizadas por dispositivos variados, como computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que conectados à internet.

Há a possibilidade de carregar as atividades no aplicativo para assistir depois, mesmo offline.

Agora, vamos conhecer as características de cada formato de aula.

Aulas particulares

As aulas particulares (só o aluno e o professor) possuem 40 minutos de duração e acontecem sempre no horário agendado conforme a preferência do estudante.

Elas podem se realizadas em qualquer horário do dia, inclusive durante a madrugada.

O que muda nesses casos é a disponibilidade dos professores, que são sempre nativos de países de origem inglesa.

O aluno pode ter mais aulas particulares com um mesmo professor, desde que ele tenha como atender ao horário selecionado.

Após o encontro, é enviado para o e-mail do estudante um resumo com o feedback do professor, que faz a sua avaliação sobre compreensão, vocabulário, pronúncia e fluência, por exemplo, além de dar dicas para a sua evolução no aprendizado.

A principal orientação para as aulas particulares é para o aluno não se preocupar tanto com os erros, pois eles são normais e esperados na sua trajetória.

Aulas em grupo

Na versão em grupo, a escola separa os alunos participantes conforme o seu nível de domínio da língua inglesa, de modo a garantir a homogeneidade de conhecimento.

Os encontros duram sempre 45 minutos e não precisam ser agendados, já que são realizados a cada 30 minutos.

Para uma melhor experiência, é indicado que o aluno se prepare com informações básicas sobre o tema da aula antes de iniciar, pois isso o ajuda a se sentir mais confiante na conversação.

Quem são os professores?

Na English Live, o aluno pode ter aulas com professores de diversas partes do mundo: pessoas dos Canadá, Estados Unidos, África do Sul e até Bali fazem parte da equipe.

Todos eles possuem certificados, como TOEFL e Cambridge, e passam necessariamente por um curso intensivo para se integrarem à metodologia da escola.

Há ainda a opção de aprender com professores nativos e bilíngues, o que costuma ser uma preferência entre aqueles que estão começando.

Nesse caso, as aulas são administradas todos os dias das 7h ao meio dia, e das 18h até meia noite.

Já para os alunos mais avançados, há profissionais disponíveis 24h.

Quanto tempo dura o curso de inglês da English Live

Do iniciante ao proficiente, cada nível da jornada do estudante tem uma duração diferente, que vai aumentando gradativamente.

Veja o que informa a tabela disponível no site da escola:

  • A1 – Beginner (níveis 1, 2 e 3): 70 horas
  • A2 – Elementary (níveis 4, 5 e 6): 150 horas
  • B1 – Intermediate (níveis 7, 8 e 9): 300 horas
  • B2 – Upper Intermediate (níveis 10, 11 e 12): 200 horas
  • C1 – Advanced (níveis 13, 14 e 15): 200 horas
  • C2 – Proficient (nível 16): 200 horas.

Ou seja, quem vai começar do zero deve levar no mínimo 1.120 horas para terminar o nível de proficiência, a última etapa do curso.

A questão, aqui, é que a quantidade de níveis e suas respectivas durações podem desanimar o estudante que busca resultados mais rápidos, geralmente alcançados com pouco tempo de conversação.

English Live: quanto custa

No site da English Live, há uma seção sobre planos e preços.

É um ponto positivo na comparação com a Open English, por exemplo, que guarda o seu valor quase como um segredo de estado.

Para estudar no curso da EF, então, você irá desembolsar pelo menos R$ 199 por mês.

Esse é o custo do plano Online Basic, que dá acesso às atividades do curso e às aulas em grupo, mas sem ter direito a aulas particulares.

Ou seja, essa é uma limitação importante, já que o aluno pode se sentir inseguro se não está em uma sala online só com o seu professor.

Por outro lado, a vantagem do plano básico é poder testar o curso por 7 dias sem pagar nada por isso (se não cancelar após o prazo, a matrícula é automaticamente confirmada).

É um benefício que não existe no chamado plano Premium, que não tem valores divulgados no site e cuja contratação depende de acionar um consultor.

Nessa modalidade, o aluno tem acesso também a aulas particulares e, em geral, quanto maior o número delas, mais cara fica a mensalidade.

Os planos atualmente disponíveis contemplam 12, 24, 52 ou até 104 aulas particulares.

No plano Premium, ainda é possível contratar entre um e quatro testes de fluência em inglês, o que também afeta o valor mensal do curso.

Planos adicionais

A English Live também oferece pacotes adicionais com cursos voltados para necessidades específicas, como veremos a seguir:

  • Inglês para viagem: módulo dedicado a quem pretende viajar para o exterior, com aulas sobre termos específicos para preencher formulários, contatar o hotel, lidar com a imigração e se virar no aeroporto
  • Inglês para negócios: oito módulos de inglês focado na vida profissional. Lições curtas para ensinam a enviar e-mails e vocabulários adequados para o ambiente corporativo
  • Curso técnico:  Módulos com vocabulário específico para 17 especializações diferentes, como da área médica, jurídica, TI, farmacêutico, etc.
  • Inglês para TOELF e TOEIC: Cursos preparatórios para quem precisa comprovar fluência na língua.

Embora alguns deles estejam inclusos na maioria dos planos, é possível pagar separadamente pelo curso de acordo com a sua necessidade.

Seja qual for o plano escolhido, não há cobrança de taxa de matrícula.

Então, o curso English Live é bom mesmo?

A publicidade em torno do curso da English Live é grandiosa.

Você certamente já viu um comercial da marca, que costuma se cercar de celebridades e apresentar propagandas divertidas.

Também deve ter se identificado com ela em outros canais – até mesmo na Copa do Mundo, já que foi uma das patrocinadoras da seleção.

Mas não significa que a escola seja boa apenas em fazer marketing.

O método de ensino não costuma receber muitas críticas, já que o aluno pode estudar conforme o seu ritmo, encontrando no curso a flexibilidade necessária mesmo se a sua rotina for muito corrida.

A validade do curso também varia conforme a sua expectativa.

A English Live estima que cada unidade exija de quatro a seis horas do aluno para a sua conclusão, lembrando que são seis unidades em cada nível, o que exige, então, entre 24 a 36 horas por nível.

Ter essa consciência é importante para evitar frustrações quanto ao prazo para a conclusão dos níveis e, especialmente, com relação à sua evolução no aprendizado da língua inglesa.

Sobre esse aspecto, inclusive, vale um alerta importante ao analisarmos a English Live.

Embora seja inegável que a conversação com professores nativos é um dos segredos para aprender inglês de fato, pode o aluno precisar de um apoio inicial com instrutores brasileiros, até para que seja possível adquirir a confiança necessária para evoluir.

Porém, na English Live, não há essa possibilidade.

Desde a primeira aula, ele só falará com professores “gringos”, que podem ou não entender português.

Se você faz questão de começar com um professor brasileiro, vale pensar duas vezes antes de se matricular.

Além disso, há relatos sobre a qualidade do áudio quando os professores falam, o que por vezes dificulta a compreensão pelos alunos.

É outro aspecto a considerar, mas, nesse caso, nada que um teste de aula em grupo no período gratuito não resolva.

englishbay ta de brincation

4 pontos de atenção sobre a English Live

A proposta deste artigo é fornecer informações para embasar a sua decisão na escolha do curso de inglês.

Então, separamos neste tópico os principais pontos de atenção que você precisa saber antes de contratar o curso da English Live.

1. Teste por 7 dias, mas sem aula

Um curso de inglês é um investimento.

Logo, o ideal é não abrir a carteira sem antes ter certeza de que vale a pena fazer isso.

Quem nunca foi aluno da English Live tem direito a testar a plataforma por 7 dias, sem pagar nada por isso.

Parece perfeito? Não se apresse na avaliação.

Acontece que o teste é exatamente esse: sobre a plataforma de estudos e não sobre a sua experiência de aprendizado.

Você tem acesso ao ambiente virtual, a materiais, a exercícios, mas não a uma aula particular, tão importante para o aluno se sentir confortável e motivado a investir no curso.

Então, se você é daqueles que prefere não informar os dados do cartão de crédito sem ter certeza da compra, fique ligado.

Sem uma aula grátis, a English Live não oferece essa segurança ao futuro aluno.

2. Conversação limitada

Inglês se aprende falando.

Se você concorda com isso, sabe que a conversação é fundamental para a evolução do aluno.

Então, para ter direito a aulas particulares na English Live, você precisa ir além do plano básico.

A opção que traz o contato individual com um professor nativo informa o preço somente sob consulta, e prevê pacotes com aulas particulares a partir de 12 aulas anuais.

Esse não é o caso da EnglishBay, que dá grande destaque às aulas particulares em seus planos.

Curso de inglês grátis

3. Valor promocional, mas nem tanto

Como já destacado antes, há variados planos disponíveis ao aluno da English Live.

Entre eles, um é anunciado como oferta promocional.

Mas observe o que você “ganha” ao contratar essa modalidade:

  • Acesso ao ambiente virtual da escola
  • Aulas em grupo
  • Curso preparatório para TOEFL e TOEIC.

Sim, é apenas isso.

No fim das contas, você pode praticar a leitura e a repetição de palavras escolhidas para alunos iniciantes e tentar participar de encontros onde pessoas com inglês avançado conversam entre si.

Com essa proposta, parece mais vantajoso baixar um aplicativo gratuito, com o Duolingo e se juntar a um grupo de conversação no WhatsApp.

Talvez não seja muito produtivo para a sua aprendizagem, mas, ao menos, não vai precisar pagar pela sua frustração.

E por falar em pagar, deixamos para o fim o principal foco de preocupação sobre a English Live.

4. Multa salgada por quebra de contrato

Quando você contrata um plano junto à English Live, assume com a escola um compromisso anual.

É importante entender isso, pois nem sempre o aluno se dá conta da existência de uma multa por quebra de contrato.

O valor que a escola cobra nesses casos é de 30% sobre o saldo residual do contrato.

Com um exemplo, o tamanho do problema fica mais claro.

Vamos supor que você seja seduzido por uma oferta de R$ 199 mensais e faça a contratação mesmo sem poder experimentar uma aula grátis.

Na prática, está assumindo aí um compromisso de R$ 2.388 com a English Live, pois esse é o valor que a escola espera receber ao permitir o seu acesso ao ambiente virtual por 12 meses.

Então, quando começa o curso, você desanima. Não é o que esperava ou não se sente motivado.

Seja qual for a razão, você quer desistir e abre mão dos 11 meses restantes.

Parece justo não pagar por algo que não irá usar, certo? Só que não existe a dispensa do pagamento integral.

O que a English Live faz é aplicar uma multa de 30% sobre o valor residual.

Ou seja, considerando 11 meses de R$ 199, a “dívida” chega a R$ 2.189. Nesse caso, a multa que você terá que pagar será de R$ 656,70.

Agora, imagine que você esteja abandonando o curso em razão de algum imprevisto financeiro.

Pode acontecer com qualquer um, afinal.

A ideia, então, seria ter uma conta a menos para equilibrar as finanças.

Mas aí você é surpreendido com uma cobrança superior a R$ 650.

E se não pagar? Bom, aí você se torna inadimplente e pode acabar negativado, como acontece com qualquer dívida assumida e não paga.

Então, leve tudo isso em conta.

E saiba que existe opção de curso mais completo e sem nenhuma multa com a EnglishBay, que você pode cancelar quando quiser.

English Live: opiniões

Para formar a sua opinião e identificar se realmente o curso EF English Live é bom como o anunciado, é recomendado conferir também o que andam dizendo sobre ele na internet.

Ela não é apenas um ótimo canal para aprender inglês, mas também o meio ideal para investigar a reputação e a qualidade de uma empresa e suas soluções.

Ao escolher um curso de idiomas, nada melhor do que identificar opiniões daqueles que já experimentaram a solução. Ou seja, seus ex-alunos.

Por isso, separamos alguns vídeos disponíveis no YouTube, com opiniões sobre o curso.

Confira!

Curso de inglês da English Live vale a pena?

English Live é bom? Minha experiência

Não gostei da EF English Live

Minha experiência com a EnglishTown

English Live Funciona Mesmo? A verdade sobre o curso!

English Live é bom? Por que cancelei o curso?

EF | English Live – O curso Vale a Pena ou é Furada?

English Live no Reclame Aqui

Já faz algum tempo que o portal Reclame Aqui se tornou fonte de consulta antes de contratar um serviço ou escolher uma empresa.

Na hora de se definir pelo melhor curso de inglês online, não é diferente.

É mais do que recomendado dar uma olhada na página dedicada à English Live / Englishtown no espaço.

Há um total de 10.870 queixas registradas sobre ela desde 2018, com 99,9% respondidas e um índice de solução de 90,5%, indicando que pouco menos de 10% das reclamações não foram de fato resolvidas.

Entre todos os usuários que registraram sua inconformidade com a empresa, 60,1% afirmaram que voltariam a fazer negócio.

Já a nota média da English Live na plataforma é 8,2 de 10. Na avaliação, a reputação “boa” fica acima de 7 e a “ótima” acima de 8.

Entre os itens que lideram o ranking das reclamações, está a dificuldade no cancelamento da matrícula, com 1.045 comentários a respeito.

Valor abusivo, estorno do valor e propaganda enganosa são outros problemas com alto índice de queixas.

Chama a atenção ainda relatos numerosos de mau atendimento, cobrança indevida e cobrança duplicada.

Além disso, muitos alegam incômodo com o suposto contato excessivo da escola.

Alguns relatos alegam ligações insistentes com objetivo de ofertar o curso de inglês mesmo diante da negativa do cliente.

Veja que a imensa maioria das queixas não se relaciona à qualidade ou aos métodos de ensino, mas a aspectos não menos importantes.

Se levarmos em conta que a relação do aluno com a empresa não será de curto prazo, é complicado enfrentar dificuldades no atendimento, seja para cancelar ou reverter uma cobrança equivocada.

Open English ou English Live? Conheça a EnglishBay!

englishbay duvida

Se você perguntar a um amigo qual o melhor curso de inglês online, ele talvez não saiba avaliar a qualidade das opções, mas certamente terá a sugerir ao menos duas delas.

Open English e English Live são as duas escolas de idiomas pela internet mais famosas do Brasil, não há dúvidas.

Elas aparecem na televisão, nas redes sociais e até no seu e-mail.

Além do esforços de marketing, também têm métodos de ensino parecidos, bastante voltados para o aprendizado conjunto, com aulas em grupo.

Na propaganda, essa pode parecer uma ótima ideia, mas vale ficar com um pé atrás.

Por mais que haja a promessa de aulas com um grupo homogêneo, no mesmo nível de aprendizado, haverá sempre a dificuldade imposta por sotaques diferentes.

Se o aluno é iniciante e ainda não está confiante no inglês, fatalmente se sentirá intimidado e não atingirá o ápice do seu potencial.

E de que adianta participar de uma aula em grupo se apenas os outros participantes falam, não é mesmo?

Outro gol contra em ambas as escolas está no preço.

A Open English sequer divulga seus valores, enquanto a English Live só conta o quanto cobra pela versão mais básica, sem as tão importantes aulas particulares.

E pelo que observamos em canais na internet, quem se matriculou não gostou dos valores que viu.

Além disso, o preço já salgado do plano básico sequer dá direito a uma aula particular.

Para isso, é preciso contratar o serviço premium, cujos valores apenas serão disponibilizados sob consulta.

Fora a matrícula que se renova automaticamente caso você não cancele o período de teste manualmente.

Considere ainda a prisão contratual, que tanto decepciona quem tenta cancelar o serviço – outro item mencionado no Reclame Aqui.

Então, na batalha entre Open English x English Live, quem leva a melhor? Talvez nenhuma delas.

No caso da English Live, apesar de todos os pontos negativos que já citamos ao longo deste artigo, também listamos alguns fatores que devem ser levados em consideração na escolha da escola:

  • Excesso de queixas referentes à cobrança e dificuldade de cancelamento
  • Falta de transparência no plano premium
  • Plano básico limitado e sem aulas particulares
  • Curso de longa duração.

A nossa sugestão é que você procure o curso de inglês online ideal para você, o que precisa, obrigatoriamente, passar pelo seguinte:

  • Planos mensais, sem taxa de matrícula
  • Sem contrato e multa para cancelamento
  • Aulas particulares e não em grupo
  • Horário livre
  • Professor fixo
  • Professores brasileiros para quem está iniciando
  • Aula teste gratuita
  • Material gratuito
  • Baixo custo.

Lembrando que, no caso da EnglishBay, a aula teste gratuita é particular.

Isso significa que o aluno que a agendar terá o professor só para ele com exclusividade para depois decidir se quer ou não prosseguir com o curso – tudo sem compromisso.

Outro ponto positivo diz respeito à possibilidade de contar com um profissional fixo durante toda a jornada do estudante.

Encontrar o professor ideal, além de gerar mais segurança, torna as aulas ainda mais personalizadas, com foco nas principais dificuldades do aluno já identificadas pelo professor. 

Certamente um item que pode fazer toda a diferença na evolução do aprendizado!

Por que escolher a EnglishBay?

Na EnglishBay, todos os valores estão expostos em seu site, sem pegadinha.

Por valores acessíveis, você tem acesso a todo o conteúdo, assim como:

  • Aulas particulares
  • Biblioteca de materiais
  • Grupo de conversação
  • Live classes
  • Suporte com professores.

Além disso, não há contrato de fidelidade.

A English Bay oferece ainda um plano gratuito.

Nesse caso, o aluno não tem direito a aulas particulares, mas pode navegar tranquilamente pela biblioteca de materiais e participar das live classes.

O diferencial principal, contudo, está no fato de toda a aula de inglês ser particular, ou seja, apenas você e o professor. Você é o foco da aula.

E se o atendimento é um problema nas escolas mais famosas, experimente entrar em contato com a EnglishBay e se surpreenda.

Você pode se cadastrar no site e receber uma ligação de retorno no mesmo dia, sem enrolação.

A partir daí, vale a pena realizar uma aula de inglês gratuita para ver como a escola funciona na prática.

Para não restar dúvidas sobre qual é a melhor escola de inglês online, dê uma olhada abaixo no comparativo entre English Live e English Bay.

Compare English Live x EnglishBay: o melhor curso de inglês online

English Live English Bay  Quem ganha?

Preço

A partir de R$ 199/mês A partir de R$ 98,99/mês

EnglishBay

Multa

30% do contrato Não tem

EnglishBay

Professor

Varia conforme agendamento É fixo

EnglishBay

Aula grátis

Não tem Aula grátis cortesia

EnglishBay

Grupo de estudos

Não tem WhatsApp com professores e alunos

EnglishBay

Aula particular Apenas no plano premium A partir do plano básico

EnglishBay

Fale inglês com a EnglishBay!

Este artigo apresentou um guia completo sobre a English Live, um dos cursos de inglês online mais famosos do país.

Agora, você tem informações e também avaliações para construir a sua própria opinião e escolher onde estudar.

Nós acreditamos que será na EnglishBay!

Visite o site e comece a aprender inglês agora mesmo!

Então, gostou das dicas que conferiu neste artigo?

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas conheçam o melhor curso de inglês online.

Aula de inglês grátis