Dicas

| 05/04/2023

Inglês para negócios: por que é importante e como aprender?

Para conduzir transações, fechar contratos e realizar comércio neste mundo cada vez mais globalizado, dominar inglês para negócios é mais que um diferencial, é uma ferramenta vital.

E não pense que o idioma é necessário apenas em situações no exterior, afinal, a interação com pessoas de diferentes nacionalidades é constante graças ao ambiente virtual.

E mesmo que as suas funções não exijam contatos internacionais, ter fluência pode ajudar a galgar melhores posições e avançar na carreira.

Neste texto, vamos explicar a importância do inglês para negócios e qual nível você precisa ter, além de trazer exemplos de situações em que é aplicado e de frases bastante usadas.

Ao final, você também encontrará dicas de como estudar.

Curso de inglês grátis

Importância do inglês para negócios

O inglês para negócios está presente no dia a dia de um ambiente corporativo ou empreendedor.

Desde a comunicação básica e simples com colegas e funcionários até grandes fusões e aquisições, o idioma se faz necessário.

Você pode aumentar sua rede de contatos, representar sua empresa no exterior, gerenciar alianças internacionais, buscar uma promoção ou nova oportunidade, liderar equipes, se comunicar de forma clara e eficaz ou conquistar investidores.

Também pode fazer usos desse conhecimento no ambiente universitário se uma pós-graduação ou mesmo dar aulas estiverem nos seus planos, especialmente quando há a possibilidade de atuar no exterior.

Essas são apenas algumas das situações em que o inglês para negócios será seu aliado.

Uso do inglês para negócios

Imagine que você vai participar de um evento de networking com profissionais e executivos de diferentes países, vai precisar do inglês para negócios para travar diálogos ricos e com resultados positivos.

Já pensou perder uma oportunidade de novos negócios ou parcerias por não entender ou não saber se comunicar em inglês?

Além de aplicar sua rede de contatos, o inglês para negócios abre portas para viagens corporativas e participar do processo de internacionalização de uma empresa.

Em uma apresentação de projetos ou propostas que envolvam equipes ou clientes internacionais, na negociação de contratos com companhias multinacionais, em reuniões e até mesmo em entrevistas, sua fluência em inglês será posta à prova.

Até mesmo em atividades mais corriqueiras, como redação de e-mail, comunicados, artigos para o LinkedIn, atas e outros textos, o idioma será necessário.

Isso demonstra que não basta apenas ouvir, entender e saber falar o mínimo: é preciso saber escrever, ler e, por que não, pensar em inglês.

Isso sem contar o fato de que você pode ser contratado por uma multinacional no Brasil e, quem sabe do exterior, tendo que atuar em outro país.

Ou mesmo aceitar uma bolsa de doutorado em uma universidade estrangeira ou um convite para ser professor convidado em uma renomada escola de negócios mundo afora.

Em todos esses casos, o inglês para negócios será não apenas útil, mas indispensável.

Que tal testar seus conhecimentos?

Veja quais dos termos de negócios abaixo você conhece:

  • Acquisition: aquisição
  • By the book: conforme as regras
  • Deal: negócio, acordo
  • Drawing board: expressão usada para dizer voltar ao início, recomeçar: “go back to the drawing board”
  • Get down to business: começar a trabalhar
  • In the loop: manter informado
  • Merger: fusão
  • Red tape: expressão de negócios que significa “procedimentos administrativos”
  • Same page: concordar, estar na “mesma página”
  • Workflow: fluxo de trabalho.

Qual nível de inglês você precisa para usar nos negócios?

Ter fluência em inglês para negócios e saber se comunicar como um nativo é uma grande vantagem, tanto em termos profissionais e de mercado competitivo quanto de desenvolvimento pessoal, mas não é uma exigência.

O nível de inglês que você precisa vai depender dos seus objetivos, mas no mínimo um conhecimento básico de conversação, leitura, escrita e compreensão é importante.

Por exemplo, você pode não ter ambição de atuar em outros países, mas na sua empresa há colegas de outros países e, para executar as suas tarefas, é necessário que vocês interajam.

Nesse caso, um nível inicial já ajuda na sua profissão.

Se você tem ou almeja um cargo que requer reuniões constantes com gerentes internacionais, certamente vai precisar de um nível intermediário.

Caso a sua intenção seja negociar diretamente com empresas estrangeiras ou viajar constantemente a trabalho, representando sua companhia, vai precisar de um nível mais avançado de inglês.

E mesmo que você ainda não tenha seus objetivos definidos, aprimore seu inglês desde já, logo notará os benefícios e terá até mais clareza de onde quer e pode chegar.

Frases de inglês para negócios

Depois de testar seus conhecimentos com o vocabulário apresentado no tópico anterior, é hora de elevar o nível de dificuldade e formar frases em inglês com eles.

Preparado para o desafio?

Depois de criar as suas, veja alguns exemplos abaixo:

  • The other alternative is major acquisition / A outra alternativa é a grande aquisição
  • Remember, we have to do everything by the book / Lembre-se, temos que fazer tudo conforme as regras
  • They rejected our proposal, so it’s back to the drawing board / Eles rejeitaram nossa proposta, então vamos recomeçar
  • Since we are all on the same page about this deal, let’s get down to business / Já que estamos todos de acordo com este negócio, vamos começar a trabalhar
  • Keep me in the loop when discussing the merger, please / Mantenha-me informado ao discutir a fusão, por favor
  • I wish I could help you cut through all this red tape but my hands are tied / Eu gostaria de poder ajudá-lo a cortar toda essa burocracia, mas minhas mãos estão atadas
  • How is your workflow at the moment? / Como está seu fluxo de trabalho no momento?

Como aprender inglês para negócios?

Você pode aprender inglês sozinho, acompanhando vídeos no YouTube, ouvindo música e podcasts e acessando sites dedicados ao estudo do idioma, mas o caminho mais eficaz e rápido é fazer um curso.

Não se preocupe: para isso, não é preciso sair de casa, enfrentar trânsito e ter um horário engessado.

Você pode ter aulas particulares e muita prática em um curso online.

A EnglishBay oferece diferentes planos, de acordo com a sua necessidade e objetivo.

Você pode optar entre aulas ao vivo, com conversação em grupo ou até mesmo incluir aulas particulares, sendo que todos os planos oferecem uma extensa biblioteca de materiais, com acesso a mais de 8 mil conteúdos.

Curso de inglês para negócios online e grátis

Mesmo que você tenha pouco ou nenhum conhecimento do idioma, nunca é tarde para começar.

Você pode dar o primeiro passo em direção ao crescimento profissional e realização pessoal com o curso gratuito da EnglishBay.

Faça seu cadastro agora mesmo!

Aula de inglês grátis