Dicas

| 04/08/2023

Conversação em inglês: como ir de iniciante à fluência no idioma

A conversação em inglês é parte fundamental do aprendizado.

Todo aluno só evolui e se habilita a falar e a compreender o idioma conforme o pratica.

Nesse aspecto, a internet veio para criar a solução – e também um novo problema.

Afinal, apesar de possibilitar um acesso muito maior a esse tipo de conteúdo, por outro lado, permite que o ensino aconteça em ambientes e formatos não tão adequados.

É sobre isso que vamos falar neste artigo.

A partir de agora, você vai conhecer o melhor método de conversação em inglês para iniciantes e tirar suas dúvidas sobre a prática do idioma para viagem e quanto à validade de grupos de WhatsApp para conversar.

Aula grátis de inglês

O que é conversação em inglês?

A conversação em inglês é o aspecto da aprendizagem do idioma que envolve a troca de informações, ideias e opiniões de maneira oral, através de diálogos, e é uma habilidade fundamental para quem quer se comunicar efetivamente.

A prática de conversação em inglês é inestimável para que os estudantes do idioma se sintam mais confiantes e confortáveis ao se comunicar em diferentes contextos, como viagens, trabalho, estudos ou simplesmente em interações sociais.

É através da prática constante que se ganha fluência, se expande o vocabulário, se aprimora as habilidades de escuta e se desenvolve uma melhor compreensão da cultura e das nuances do idioma.

Nas aulas de conversação em inglês, o foco principal é desenvolver a fluência e a confiança do aluno para se expressar verbalmente, se comunicando de forma clara, aplicando o vocabulário adequado, a gramática correta e com pronúncia certa.

É quando um estudante tem a oportunidade de praticar diálogos, discussões e atividades interativas com colegas e com o professor.

Nessas atividades, os alunos aprendem a construir frases, fazer perguntas, responder de forma apropriada, expressar opiniões, contar histórias, descrever experiências e participar de debates, pensando e se comunicando em inglês.

Também desenvolvem habilidades de compreensão auditiva, já que em uma conversa é preciso não apenas falar, mas também saber ouvir e entender o que a outra pessoa diz.

Como treinar a conversação em inglês?

Para quem está começando agora a se aventurar na língua inglesa, é importante saber o que realmente apoia o seu aprendizado.

Nesse sentido, a conversação em inglês para iniciantes costuma funcionar melhor do que um conteúdo excessivamente teórico.

Não que os livros devem ser abandonados, nada disso.

Mas já faz algum tempo que cursos tradicionais tiveram que se reinventar.

Para aprender inglês, é preciso praticar.

Essa prática inclui tanto a conversação quanto a compreensão do que se fala e do que se ouve.

Existem muitas formas de treinar a conversação, como em aulas particulares, com professores nativos, com amigos, usando aplicativos, ou em encontros periódicos com professores com os quais o aluno cria uma conexão e se sente seguro para errar.

Porém, nem todas as formas são tão eficazes, por isso, na hora de escolher a sua forma de praticar a conversação em inglês, leve em consideração nossas dicas a seguir.

Aulas particulares

Colocar o aluno iniciante para uma aula de conversação em inglês em grupo é atirá-lo aos leões.

Ele certamente ficará acuado, constrangido em participar e, muito possivelmente, se limitará a ouvir.

Já em aulas particulares, esse bloqueio para falar inglês vai sendo vencido aos poucos.

Só quando se sentir seguro e, efetivamente, dominar o básico da comunicação no idioma,  o aluno estará pronto para a aula em grupo.

Isso talvez só aconteça em estágios bastante avançados da aprendizagem.

Opção de aulas iniciais com professor brasileiro

Muitos cursos online hoje anunciam professores americanos ou nativos de países de língua inglesa.

No entanto, pelas mesmas razões que acabamos de mencionar, o aluno pode ficar mais nervoso que o habitual se não tiver uma válvula de escape, digamos assim.

Se até os estudantes de níveis mais avançados podem sofrer com o “branco” ao falar inglês, imagine quem está dando os primeiros passos

Por isso, esse perfil se favorece quando há a opção de realizar uma ou duas aulas iniciais com um professor brasileiro – mas se comunicando em inglês, na medida do possível.

Professor fixo

Passada a fase inicial, a conversação em inglês se beneficia quando o aluno conta com um professor fixo.

A partir do momento em que adquire confiança no profissional, se sente mais seguro para conversar com ele.

Dessa forma, a prática do idioma se torna mais prazerosa, como se estivesse falando com um amigo.

Esse vínculo entre professor e aluno é um dos grandes segredos para falar inglês rapidamente.

Possibilidade de testar o método

Já vimos que a conversação em inglês para iniciantes se favorece quando há aulas particulares, professor fixo e opção de começar com um instrutor brasileiro.

Porém, nem sempre esse é o método que você vai encontrar nos cursos existentes no mercado.

Em muitos deles, inclusive, você só descobre como é o ensino do idioma a partir da primeira aula, depois de já ter pago a matrícula.

É muito ruim gastar dinheiro e descobrir depois que o método não é o ideal para você, não acha?

Por isso, verifique antes se o curso disponibiliza uma aula experimental grátis.

Esse primeiro contato pode ser decisivo para você fazer a escolha certa.

Banner aula grátis de inglês

Vantagens do curso de inglês online com conversação

Sendo você iniciante ou não no idioma, não há dúvidas de que a conversação em inglês online é a melhor opção.

E há algumas razões para afirmar isso.

Em primeiro lugar, está o professor nativo de um país onde se fala inglês, o que proporciona ao aluno a oportunidade de interagir com falantes de inglês, permitindo uma exposição autêntica ao idioma e à cultura.

No curso presencial, são raros os instrutores não brasileiros.

O ritmo de aprendizagem do aluno é incomparável com a conversa de toda semana com um professor estrangeiro.

Em segundo lugar, a frequência na conversação é fundamental.

E, em um curso de inglês online, você escolhe o dia e a hora mais convenientes, uma flexibilidade que permite estudar no próprio ritmo e de acordo com a sua agenda de compromissos.

Situação diferente é encontrada em uma escola física, sujeita a imprevistos da sua parte ou do professor, feriados e outras situações que podem impedir a aula em determinada semana.

Ainda, em um curso online de qualidade, você conta com uma ampla variedade de recursos, como materiais de estudo, vídeos, exercícios interativos e ferramentas de prática da conversação.

Além do feedback personalizado de seus professores, uma prática que ajuda a melhorar sua pronúncia, gramática e vocabulário durante as sessões de conversação.

Isso sem falar que costuma ser bem mais caro para o aluno do que a escolha por uma opção online.

Ou seja, pela internet, você pode praticar a conversação em inglês sem sair de casa, fazendo uso de um método comprovadamente melhor e ainda economizando com isso.

Temas para aula de conversação em inglês

As aulas de conversação em inglês também podem ser o momento de treinar a escuta e a fala voltada para temas do interesse do aluno, como forma de se preparar para situações do seu cotidiano e de construir vocabulário na área.

Os tópicos debatidos em uma conversação em inglês devem ser interessantes e relevantes para o aluno, que pode inclusive propor algumas temáticas ao professor.

Dessa forma, a conversa se torna mais envolvente e significativa.

Por exemplo, você pode pedir para debater atualidades e notícias do mundo se deseja se manter conectado aos acontecimentos recentes, de avanços científicos a política ou acontecimentos esportivos.

Você também pode praticar falando sobre seu dia a dia, descrever sua rotina, seus hábitos diários, quais atividades faz regularmente, etc.

Outro tema que pode ser interessante de praticar a conversação em inglês são os hobbies, oportunizando ao estudante falar de seus interesses, como esportes, música, filmes, livros, culinária, fotografia, arte, tecnologia e outros.

A cultura e as tradições de um local que seja objeto de desejo ou curiosidade do aluno também rendem boas conversas, como festivais, costumes, tradições, música, dança, gastronomia e aspectos interessantes de diferentes países e regiões.

Entretenimento, cultura pop, filmes, séries, música, celebridades, eventos culturais e tendências na indústria também são ótimos assuntos para uma conversação em inglês.

Se você quer manter conversas mais aprofundadas, pode debater meio ambiente e questões sociais, como igualdade de gênero, sustentabilidade, mudanças climáticas, voluntariado e responsabilidade social.

Da mesma forma, tecnologia e inovação são temas interessantes e que podem gerar conversas muito ricas, como avanços recentes, aplicativos, tendências digitais, inteligência artificial, redes sociais e impactos na sociedade.

Se o seu interesse em aprender inglês é profissional, você pode propor uma conversação sobre carreira, falar sobre projetos nos quais atua, suas habilidades, desafios e experiências.

Essa, aliás, pode ser uma boa maneira de se preparar para uma seleção em uma empresa multinacional e que valoriza o conhecimento no idioma.

Você pode sinalizar para o seu professor que deseja falar sobre seus planos e metas, projetos pessoais, lugares que deseja visitar ou coisas que deseja conquistar.

Por falar em lugares que deseja visitar, essa é uma excelente maneira de praticar a conversação em inglês: falar de experiências de viagem, compartilhar histórias e experiências sobre destinos que visitou, culturas que conheceu e aventuras que viveu, etc.

Conversação em inglês para viagem: quando buscar?

O sonho de uma viagem internacional, mesmo sem o domínio da língua inglesa, leva muita gente a buscar alternativas de conversação em inglês em cima da hora.

A ideia é mais ou menos a seguinte: “Preciso treinar o básico e, chegando lá, me viro com o que sei”.

Tem como dar certo?

Tem, é claro. Mas as chances não são boas.

O que acontece é que uma experiência no exterior não se diferencia da vida no Brasil apenas pelo idioma.

É claro que a falta dele, por si só, pode representar uma barreira significativa para o seu bem-estar em um país estranho.

Há ainda questões culturais, costumes e mesmo gírias que podem deixar você em maus lençóis.

Esse tipo de informação você adquire em um curso de verdade, especialmente quando há professores nativos para auxiliar.

Durante a capacitação, você pode direcionar seus estudos para a sua viagem.

É a forma mais segura de buscar conversação em inglês com esse objetivo.

Se você fala pouco ou quase nada de inglês, é claro que não chegará ao nível desejado em seis meses.

Porém, se espera estar no exterior antes desse prazo, sem o planejamento adequado, pode embarcar em uma verdadeira cilada.

Grupo de conversação em inglês no WhatsApp vale a pena?

Quem pesquisa na internet por um grupo de conversação em inglês no WhatsApp encontra uma série de opções.

A imensa maioria delas é informal, criada por usuários e disseminada a partir de fóruns online e redes sociais.

Se você quer se juntar a um deles, é bom pensar bem antes.

Grupos assim são bastante heterogêneos e reúnem participantes nos mais variados níveis de inglês.

Isso, por si só, dificulta a conversação e o aprendizado.

A sua maior preocupação, porém, deve ser quanto à privacidade e segurança.

Grupos públicos, aqueles que têm um link para divulgação, não exigem aprovação do administrador para inclusão de novos participantes.

Na prática, qualquer pessoa (bem intencionada ou não) pode se juntar e ter acesso aos seus dados.

O próprio WhatsApp recomenda que o grupo se torne público apenas quando reúne pessoas de confiança.

Não há como ter essa garantia em grupos propostos para conversação em inglês.

Aplicativo de conversação em inglês

Existem muitos aplicativos que podem ser úteis como complemento para a prática da conversação em inglês, como HelloTalk, FluentU, Duolingo, Tandem e Babbel.

No entanto, eles não substituem um curso estruturado com um professor, que oferece feedback personalizado e direcionado.

Embora úteis, os aplicativos têm muitas desvantagens, como a limitação da interação humana (com professor e colegas) e de contexto (em ambiente realista explorando situações e tópicos de forma abrangente).

Outra desvantagem de utilizar apenas aplicativos é a falta de personalização, sem a possibilidade de se adaptar às necessidades específicas de cada aluno.

Então, como você pode ver, os cursos de inglês online com foco em conversação são uma maneira muito mais rica e completa de aprimorar suas habilidades de comunicação oral.

Além de oferecerem flexibilidade, acesso a falantes nativos, recursos variados e feedback personalizado, os cursos online pavimentam seu caminho para a fluência e confiança no uso do idioma.

Conversação em inglês é na EnglishBay

Por tudo que vimos ao longo deste artigo, fica claro que a conversação em inglês precisa acontecer em um curso regular.

Além disso, é importante que seja conduzida por um professor estrangeiro e em aula particular.

Se tiver como escolher uma aula inicial com um instrutor brasileiro, melhor.

Caso não seja possível experimentar antes o curso e conhecer o método de ensino, o mais indicado é buscar outra opção.

Na EnglishBay, você estuda no seu ritmo, define quando quer estudar, quem deve ser seu professor, e pratica conversação em inglês de verdade.

Quer comprovar?

Faça sua aula gratuita.

Você não precisa abrir a carteira para descobrir o melhor curso de inglês online.

Visite o site para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

Curso de inglês grátis