Dicas

| 15/02/2023

Métodos para aprender inglês: conheça as principais opções!

Tornar-se fluente no idioma global pode ser um processo mais fácil e natural se os métodos para aprender inglês que você escolher atenderem às suas necessidades e forem adequados à sua forma de desenvolvimento.

Estudar um novo idioma pode ser uma atividade simples e prazerosa quando o curso frequentado dialoga perfeitamente com o seu estilo de aprendizagem.

Assim, os resultados são alcançados mais rapidamente e a satisfação também será maior.

Para ajudar nessa escolha, neste texto vamos apresentar alguns dos principais métodos para aprender inglês.

Curso de inglês grátis

8 opções de métodos para aprender inglês

Há diferentes métodos para aprender inglês de maneira eficaz, o que significa que você não precisa depender de um que pode funcionar para outras pessoas, mas não para você.

Em vez disso, pode escolher o método ideal para o seu perfil, que permita desenvolver todo seu potencial.

Conheça 8 opções que podem ajudá-lo nessa caminhada bilíngue.

Kumon

O Kumon é um dos métodos mais conhecidos para aprender inglês, que foca no desenvolvimento cognitivo, trabalhando o raciocínio, a concentração e a autonomia.

Vocabulário e estrutura do idioma são exercitados em um processo de aprendizagem planejado e individualizado.

Esse método foi criado em 1954 pelo professor Toru Kumon e é aplicado de forma híbrida, com encontros presenciais e online.

Pimsleur

Criado na década de 1960 pelo especialista em linguística aplicada Paul Pimsleur, o Sistema Pimsleur é um dos métodos para aprender inglês mais difundidos mundialmente, aplicado até mesmo pelo FBI para o estudo de idiomas.

O programa consiste em áudios de 30 minutos por dia, com cerca de 2.500 palavras e frases básicas, sem a necessidade de utilizar livros ou conteúdos por escrito.

A ideia é que os adultos aprendam o idioma da mesma forma que as crianças aprendem sua língua nativa, ouvindo-o em situações cotidianas.

São utilizadas estratégias de antecipação, memorização avançada, aprendizagem orgânica e vocabulário básico.

Poliglota

Embora cada poliglota tenha seu método específico, há muitas técnicas de aprendizado em comum, como memorização por associação, repetição espaçada, prática diária, flash cards, tradução por imagens e conversação com nativos.

Um dos métodos para aprender inglês que os poliglotas usam se popularizou por meio do escritor Benny Lewis e consiste em falar no idioma desde o primeiro dia, utilizando os vocabulários que conhece e expandindo à medida que desenvolve sua fluência.

Já o poliglota canadense Steve Kaufmann não fala de imediato, mas recebe muitas informações primeiro, ouvindo e lendo massivamente antes de falar.

Callan

O método Callan é uma abordagem rápida e dinâmica para o ensino e aprendizagem de idiomas que consiste em conversas guiadas com falantes nativos.

Os alunos são incentivados a falar desde o momento em que entram na sala de aula e praticam ativamente o inglês o tempo todo.

Anki

Anki é um aplicativo de flashcard que usa repetição espaçada, combatendo a curva do esquecimento.

Nessa técnica de estudo, o usuário é questionado com mais frequência sobre as informações com as quais tem dificuldade e testado com menos frequência sobre o material mais fácil ou mais familiar.

Método de Harvard

A metodologia da Universidade de Harvard trabalha a aprendizagem de um novo idioma da mesma forma que uma criança é alfabetizada na sua língua natal.

Ou seja, primeiro se ouve, segundo se fala, terceiro se lê e por fim se escreve.

Em um ambiente de imersão, o estudante adquire vocabulário suficiente para se comunicar em diversas situações.

Essa imersão não necessariamente requer um intercâmbio, mas pode ser feita com músicas, vídeos, leituras, conversações, tudo em inglês.

Berlitz

O método criado pelo linguista Maximilian Berlitz consiste em imersão, com toda a comunicação da aula apenas em inglês.

Cada lição é baseada em tarefas com objetivos de aprendizagem específicos, colocando o idioma em uso em situações reais, e prática.

Loci

O método Loci, também chamado de Palácio da Memória ou Palácio Mental, envolve imaginar um local ou espaço físico com o qual você esteja extremamente familiarizado.

Neste lugar, você “guarda” os termos e informações que está memorizando em diferentes pontos e as busca quando precisar.

À medida que você usa memórias com base no espaço que lhe é familiar, seu cérebro, que já se lembrou do lugar específico, permite que os termos e fatos que você associou sejam facilmente lembrados.

Qual o melhor método para aprender inglês?

Como vimos, existem muitos métodos para aprender inglês, mas não necessariamente um único deles será o melhor ou mais eficiente.

Tudo vai depender de como você se adapta a cada uma dessas metodologias e da sua dedicação, afinal, aprender algo novo requer constância e prática.

O importante é escolher um método que desenvolva todos os aspectos do idioma, que seja personalizável de forma a atender às suas expectativas, objetivos e necessidades e que ofereça suporte.

Como em aulas particulares, nas quais você evolui e alcança novos níveis de dificuldade gradualmente, sempre com a orientação de um professor qualificado.

Qual o melhor método para aprender inglês sozinho?

Na hora de aprender inglês sozinho, mais do que o método escolhido, o que vai fazer a diferença é o seu comprometimento, as horas que você dedicar ao idioma, de preferência diariamente.

Então, defina seus objetivos para o idioma (comunicação, turismo, oportunidades de trabalho ou acadêmicas, etc), entenda qual é o seu estilo de aprendizagem e organize-se para que o estudo faça parte da sua rotina.

E conte com os recursos oferecidos pela EnglishBay, que tem uma biblioteca de material com mais de 8 mil horas de conteúdo!

Aula de inglês grátis