Dicas

| 08/03/2023

Quanto tempo demora para aprender inglês? Veja dicas para acelerar

Quem quer ficar fluente no idioma global geralmente se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês.

Saiba que existem diferentes fatores que impactam nos resultados e tempo de aprendizado, de forma que algumas pessoas podem atingir a fluência mais rápido e com mais facilidade.

E mesmo que o ritmo de aprendizagem seja diferente para cada um, podemos dizer que atitude, comprometimento, dedicação e método de estudo contam muito.

Neste texto, vamos explicar quanto tempo demora para aprender inglês, os principais aspectos que influenciam e vamos te dar dicas para agilizar esse processo.

Curso de inglês grátis

Quanto tempo demora para aprender inglês?

Diferente de cursos de graduação que têm um número predeterminado de anos para ser concluído, o aprendizado de um idioma não pode ser precisado em uma quantidade exata de dias, meses ou anos.

Isso porque existem muitos fatores que afetam a aprendizagem, como método de estudo, dedicação, frequência, qualidade da escola, objetivo e dificuldade do aluno.

Por exemplo, se você decidir estudar inglês por conta própria, pode levar um pouco mais de tempo, já que tudo dependerá da sua organização, dedicação e não terá um professor que tire dúvidas, corrija sua pronúncia ou promova atividades interativas.

Se você fizer aulas online ou presenciais, mas não estudar em casa, também levará mais tempo, já que não estará em constante contato com o idioma.

Já se você der um jeito de tornar o idioma presente no seu dia a dia, seja fazendo aulas ou sendo autodidata, ouvindo, lendo, falando e pensando em inglês, provavelmente vai aprender mais rápido.

Se fizer aulas particulares e se dedicar diariamente, certamente avançará mais rápido.

O seu objetivo com o idioma também conta para determinar quanto tempo demora para aprender inglês.

Por exemplo, se quer saber apenas o básico para se virar em viagens, logo alcançará o resultado esperado.

Já se quer ter um bom nível para oportunidades acadêmicas ou profissionais, poderá levar mais alguns anos.

Mas se deseja ser fluente para morar fora e se comunicar como um nativo certamente vai precisar dedicar mais horas de estudos, com mais frequência e por mais meses ou anos.

Ainda, a qualidade da escola e metodologia utilizada também podem aumentar ou reduzir esse tempo.

De qualquer forma, existe uma estimativa de quanto tempo demora para aprender inglês, sendo que de acordo com Universidade de Cambridge, que realiza testes de proficiência, é preciso cerca de 200 horas para passar de um nível para outro.

Muitas escolas de idiomas calculam uma média de 1,2 mil horas para cumprir todo o conteúdo programático, mas é claro que a quantidade de dias e anos vai depender do formato, se intensivo ou tradicional.

Assim, se começar a aprender inglês do zero, pode levar de dois a oito anos, de acordo com a sua dedicação e tempo destinado aos estudos.

8 dicas para aprender inglês mais rápido

Como vimos, há muitos fatores que impactam em quanto tempo demora para aprender inglês, mas existem algumas práticas que você pode adotar para tornar esse processo mais rápido e eficaz.

Por exemplo, o contato diário com a língua, exercitar diferentes habilidades (escrita, leitura, escuta, conversação) e torná-la parte da sua vida são algumas atitudes que ajudam no aprendizado de inglês.

Veja 8 dicas a seguir.

1. Compromisso diário

Mesmo que seus dias sejam bastante corridos e você tenha muitas coisas a fazer entre trabalho e vida pessoal, dedique alguns minutos para o idioma.

Esse compromisso diário pode ser de 30 minutinhos apenas, o suficiente para manter os conteúdos vivos na memória, acelerar a assimilação e tornar o hábito de falar, escrever, ler e compreender em inglês algo trivial.

Sem contar que na próxima aula você estará mais afiado que no encontro anterior e assim sucessivamente.

2. Parte da rotina

Para além dos momentos diários de estudos, torne o inglês parte da sua rotina, usando nas mais diferentes atividades.

Por exemplo, se vai escrever um post nas redes sociais, tente fazer legendas em inglês.

Ou então, escreva a “shopping list” para levar ao mercado, procure formular pensamentos ou mesmo coloque etiquetas com o nome de alguns objetos da casa no idioma.

Você pode também ter um diário para anotar os principais acontecimentos do dia em inglês.

3. Filmes, músicas e podcasts

Substitua filmes e seriados dublados por áudio original com legendas e, com o tempo, coloque-as em inglês também.

Monte playlists com músicas no idioma, “sing along”, pense no significado das letras e quando sobrar um tempo (lembrando do compromisso diário e da rotina), procure a tradução do que não souber.

Ouça podcasts de assuntos variados e assista a vídeos no YouTube, tem tutoriais de diversas coisas, você pode aprender algo novo enquanto pratica inglês.

4. Livros, notícias, blogs

A leitura é sempre uma excelente forma de aprender e enriquecer o vocabulário e pode ser uma grande aliada no estudo de inglês.

Pode ser qualquer tipo de leitura: literatura, “food recipes”, jornais de outros países, blogs ou mesmo seguir perfis em inglês nas redes sociais.

5. Destrave a língua

Deixe a timidez e o medo de errar de lado e fale inglês sempre que puder.

Converse com amigos, utilize plataformas próprias para conectar pessoas de diferentes lugares do mundo com interesse em comum em aprender idiomas e fale até mesmo sozinho.

6. Faça uso da tecnologia

Além de produtos audiovisuais e textos que você pode consumir na internet, existem outros recursos tecnológicos que podem acelerar seu aprendizado.

Por exemplo, coloque a linguagem padrão do seu celular em inglês, logo você vai se acostumar.

Você também pode jogar jogos no idioma, tem até palavras-cruzadas e apps de disputa do tipo desenho e adivinhação.

Se quiser procurar por eles, utilize “scrabble” e “draw”.

7. Perceba o inglês

O inglês está por todos os cantos, nos nomes de objetos, de comidas, de lojas, em rótulos e embalagens, em manuais, basta prestar atenção.

Provavelmente na sua cidade tem um serviço de entrega de alimentos com nome em inglês, pois saiba que “food” significa comida.

Ou então uma hamburgueria com o famoso “smash burger”, tendência que está se espalhando pelo país.

Em época de promoções, as lojas exibem a palavra “sale” na vitrine e até mesmo placas de ruas têm uma segunda versão no idioma nas cidades mais turísticas.

Viu como usamos diversos termos em inglês ao longo deste texto?

Se não conhecia algum deles, aproveite para pesquisar e anotar.

8. Faça um curso de qualidade sem sair de casa

Você pode aprender inglês por sozinho, mas provavelmente vai levar mais tempo e você não contará com uma estrutura de apoio.

Para fazer aulas de inglês, você não precisa enfrentar trânsito ou ter um horário fixo: é possível aprender com excelentes professores e com atividades interativas sem sair de casa.

Basta escolher um curso online de qualidade, com professores certificados, aulas particulares, aulas ao vivo, conversação em grupo, suporte para dúvidas e dificuldades e uma extensa biblioteca de materiais de apoio.

Tudo isso você encontra na EnglishBay.

Agora que você já sabe quanto tempo demora para aprender inglês e como acelerar esse processo, conheça nossos cursos a seguir, escolha o seu dê o “start” para ser fluente.

Aprenda inglês em casa com a EnglishBay

Na EnglishBay, você pode fazer aulas gratuitas com acesso a um material muito extenso e mais de 8 mil horas de conteúdo, mas também pode tornar o seu aprendizado ainda mais rico e rápido com um de nossos planos.

Acesse a nossa página de planos e escolha aquele que mais combina com os seus objetivos para te levar mais longe e conquistar a tão sonhada fluência!

Aula de inglês grátis