Dicas

| 16/04/2021

Google Tradutor: como usar a ferramenta para falar inglês

O Google Tradutor tem sido o braço direito de pessoas do mundo inteiro quando o assunto é tradução instantânea.

Afinal, basta acessar o serviço para se comunicar em praticamente qualquer idioma – e o inglês está entre os mais procurados pelos usuários.

Mas como usar essa ferramenta e até que ponto ela serve para auxiliar no aprendizado de uma nova língua?

É isso que vamos descobrir neste artigo.

So, let’s get started!

Google Tradutor: o que é?

O Google Tradutor (ou Translate) é um serviço de tradução instantânea do Google.

No ar desde 2006, a ferramenta é bastante popular nos quatro cantos do mundo e conta com nada menos que 103 idiomas diferentes disponíveis.

Assim, o tradutor faz um ótimo trabalho, facilitando a comunicação entre os nativos de praticamente todas as nacionalidades.

Basta, para isso, acessá-lo pelo seu navegador no endereço translate.google.com ou baixar o aplicativo do programa no seu celular, disponível tanto para Android quanto para iOS.

Como o Google Tradutor funciona

Se você já usou o Google Tradutor, deve ter reparado que algumas traduções executadas pelo programa são bastante precisas, não é mesmo?

Isso porque a ferramenta conta com um complexo ”sistema neural” de inteligência artificial, que, por meio de uma varredura, analisa padrões entre milhares de textos já traduzidos na web.

Nem sempre foi assim, mas o Google Translate tem evoluído sistematicamente.

Os resultados são considerados confiáveis e estão quase sempre de acordo com o contexto em que estão inseridos.

Para utilizar a ferramenta, basta escrever a palavra ou o texto em uma janela e definir para qual idioma você gostaria de traduzir.

Quem utiliza o Google Tradutor também pode recorrer, além de elementos textuais, a imagens, comandos de voz e até mesmo ao modo intérprete, com traduções voltadas para conversações em tempo real.

Curiosidades sobre o Google Translate

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Google Tradutor, que tal ficar por dentro de algumas curiosidades sobre a ferramenta?

Veja só:

  • O Google Tradutor foi criado pelo co-fundador do Google, Sergey Brin.  Antes de lançar o programa, ele se queixava de e-mails que recebia em outras línguas, cuja tradução disponível não fazia o menor sentido
  • Quando lançada, em 2006, a ferramenta apenas operava na tradução do inglês para o árabe, e vice-versa
  • O Google Tradutor também funciona na versão offline. Basta que o usuário faça o download do pacote de idiomas que consta na ferramenta. Nesse caso, o aplicativo funciona como um dicionário
  • Cerca de 500 milhões de pessoas usam o Google Translate pelo mundo
  • Mais de 100 bilhões de palavras são traduzidas pela ferramenta diariamente
  • O Brasil é o campeão entre os países que mais utilizam o Google Tradutor
  • O serviço também consegue fazer a tradução de documentos. Para isso, basta fazer o upload do arquivo e selecionar para qual idioma você quer traduzi-lo
  • Outra função do tradutor que poucos conhecem é a possibilidade de traduzir sites inteiros. É só colar a URL desejada e ele faz o serviço para você.

Vale a pena usar o Google Tradutor?

Afinal, compensa usar o Google Tradutor?

Ora, não há dúvidas de que a ferramenta é uma verdadeira mão na roda, principalmente para os viajantes de plantão ou para quem está começando a aprender um novo idioma.

Mas é preciso reconhecer: a ferramenta, por mais avançada que seja, sempre terá suas limitações. 

E para deixar isso bem claro, nós listamos abaixo os pontos fortes e fracos do serviço. 

Confira:

Vantagens

  • Facilidade de acesso: o Google Tradutor, além de gratuito, possui um sistema bastante simples de utilizar. Isso quer dizer que qualquer pessoa com internet pode acessar o programa e desfrutar de seus recursos
  • Multifunção: no Translate, você consegue fazer tradução de textos, documentos, sites, imagens, usar comando de voz e realizar tradução simultânea em um mesmo programa
  • Rapidez: tradutores automáticos respondem as nossas dúvidas na velocidade de um clique.

Desvantagens

  • Descontextualização: nem sempre o Google Tradutor consegue captar o contexto daquilo que queremos passar, podendo entregar mensagens pouco precisas ou literais demais
  • Vocabulário limitado: geralmente, o vocabulário utilizado pelo Google Tradutor é mais básico, fazendo com que o usuário tenha contato com conteúdo mais superficial
  • Erros de sintaxe ou conjugação: pelo fato de o tradutor pecar, vez por outra, pela literalidade, muitas frases que fazem sentido para nós acabam ficando confusas quando traduzidas para o inglês.

Aprenda mais sobre prós e contras do Google Tradutor assistindo ao vídeo que o teacher Julio preparou:

Dá para aprender inglês com o Google Tradutor?

Como já vimos aqui neste texto, é bem verdade que o Google Tradutor possui uma série de vantagens, tornando-se indispensável no dia a dia de muita gente. 

Porém, se a ideia é aprender inglês de verdade, é bom ter em mente que a ferramenta sempre deixará a desejar. 

Isso porque, por mais que o Google Tradutor esteja em constante evolução, o uso da inteligência artificial não substitui a interação humana.

Para aprender um novo idioma, é importante contar com profissionais que passem segurança sobre o conteúdo exposto e que instiguem o pensamento crítico. 

Nessa jornada, contar com um método de estudo é fundamental para guiar o aluno, que precisa praticar o idioma com bastante conversação.

Além disso, outros fatores também devem ser levados em consideração, como bom senso, questões sociais e culturais, impossíveis de serem interpretados por um sistema de tradução automático.

Assim, o estudante que opta por aprender com profissionais experientes ganha mais segurança, aprofunda o conhecimento e evita cometer gafes ou até mesmo ofensas contra os nativos da língua inglesa.

Em suma: se você pretende aprender inglês, o ideal é que o Google Tradutor seja utilizado como instrumento de apoio, e não como ferramenta principal.

Fale inglês sem precisar do Google Tradutor

E se você pudesse se virar tranquilamente no inglês sem precisar recorrer o tempo todo ao Google Tradutor?

Saiba que, com o auxílio de um bom curso de inglês, é totalmente possível atingir essa segurança em pouco tempo!

Com a EnglishBay, você tem a oportunidade única de estudar com professores estrangeiros nos horários que melhor se encaixarem na sua agenda.

Assim, fica muito mais fácil aprender o idioma de uma vez por todas, com aulas leves, divertidas e focadas no que realmente importa: a conversação.

Ficou interessado? 

Então, faça uma aula gratuita para ficar por dentro da nossa metodologia!

Aula Grátis Milla