Dicas

| 10/07/2019

Glossário: entenda termos em inglês sobre empreendedorismo e startups

Quais os principais termos das Startups derivados do inglês

 

Você já leu um texto ou viu um vídeo sobre empresas, porém não entendeu muito por utilizaram termos diferenciados em inglês?

Então, esses termos são empregados em um mercado que tem se tornado cada vez mais promissor no mundo todo nas últimas décadas: o das Startups. A partir disso, o mundo das Startups se diferencia dos demais por utilizar um linguajar diferenciado; como teve início em países com a língua inglesa como oficial, há muitos termos que são derivados do inglês e utilizados da mesma forma pelos integrantes dessa área.

Por isso, para aqueles que querem entender mais desse novo e inovador mundo das Startups, ou até para aqueles que tem curiosidade de saber o significado desses termos estrangeiros amplamente usados e divulgados, elenca-se abaixo uma descrição sucinta de alguns termos derivados do inglês das Startups.

Curso de inglês grátis

 

Benchmarking

É a busca por referência do mercado para seu serviço ou produto. Em um benchmarking é ideal buscar diferenciais competitivos do produto ou serviço que visa melhorar e gerar um progresso, para que se torne melhor que o concorrente. Ademais, essa busca da oportunidade de conhecer melhor tanto o mercado em que se esta inserido a empresa como seus próprios concorrentes.

 

Bootstrapping

É a situação na qual o próprio empreendedor financia seu projeto, financiando-o assim 100% com recursos próprios. É um modelo self-funding onde não lhe é fornecido recursos de terceiros.

 

Break-even

É o momento em que a balança da empresa está em equilíbrio, ou seja, quando seus dispêndios são equivalentes as suas receitas. É a partir desse momento que a empresa começa a se sustentar sozinha sem a ajuda de novos aportes de terceiros.

Business Model Canvas

O Modelo Canvas é usualmente aplicado na etapa de criação da empresa e serve para capturar, listar e organizar ideias sobre os passos que se devem seguir e suas consequências para realização de um projeto de sucesso da empresa. É um método sistemático de plano de ação para uma organização mais prática para com a própria empresa e seus projetos.

 

Business Plan

É um plano de negócios da empresa que reúne todos os seus dados e informações, isto é, dados dos sócios e de suas funções e participações além de detalhes do produto e serviço da empresa caracterizam esse plano. É um plano que é recomendado ser apresentado no início da empresa para que todos os funcionários fiquem cientes de todo o nicho empreendedor da empresa.

 

Cloud Computing

É um método tecnológico de armazenamento de dados em servidores externos. Seu acesso é remoto pela internet, o que contribui com uma substancial economia na infraestrutura; essa tecnologia também é conhecida como a “computação em nuvem”.

 

Coworking

De extrema utilidade na fase inicial de uma empresa ou startup, são escritórios compartilhados por empreendedores e funcionários como um todo, o que provoca uma economia de infraestrutura.

 

Crowdfunding

É o financiamento coletivo que consiste na obtenção do capital por meio de plataformas online especializadas. Coloca-se seu projeto na plataforma por meio de uma campanha e um grupo de empreendedores pode investir nesse projeto.

 

Customer Development

Consiste basicamente no teste em abundância do mercado de determinado produto ou serviço para identificar as variáveis para a melhor aceitação no mercado. Isso potencializa o desejo no cliente para que a empresa forneça um produto ou serviço sabendo da sua taxa de aprovação.

 

Deal Breaker

É o fator que impede a continuação de uma negociação. Faz com que a negociação não tome andamento e projeto não tenha continuidade.

 

Demo Day

É um evento que reúne investidores de todos os tipos para que empreendedores apresentem seus projetos para obter financiamento. Também é conhecido como “dia da demonstração”.

 

Drag Along

É uma clausula de contratos societários que diz que, se os acionistas majoritários venderem suas respectivas participações, os acionistas minoritários têm de fazer o mesmo. Essa cláusula se aplica nas vendas de empresas ou startups.

 

Due Diligence

É promoção de uma auditoria nos setores críticos da empresa, ou em todos, se necessário, por parte dos investidores. Pode ser vista como uma blitz encarregada de verificar se existe alguma irregularidade na Startup ou empresa, sua aderência ao business plan apresentado e o atendimento aos itens extraídos do business model realizado.

 

Earnout

São parte do valor de venda da empresa que é liberado a partir da concretização dos resultados. Também pode ser os valores pagos aos vendedores em função das metas e objetivos atingidos pela empresa. É comumente encontrada em empresas vendidas e que seus funcionários permanecem nela em cargos de administração.

 

E-Commerce

É a venda de produtos, raramente serviços, pela internet por meio de lojas virtuais. Essas plataformas virtuais são acessíveis por qualquer aparelho eletrônico e é considerado um modelo de escalabilidade.

 

Early Stage

Estágio em que consiste quando uma Startup está em seu estágio inicial, isto é, com até três anos de existência.

 

Elevator Pitch

Resume o pitch, e consiste no empreendedor ter um tempo curto, de 30 segundos a 3 minutos, para apresentar sua proposta ou projeto.

Franchising

É a replicação de negócio em que ocorre o repasse, em troca de royalties, do know how, tecnologia, processos, marca, marketing e o direito de vender seus produtos e serviços.

 

Google Analytics

É uma ferramenta oferecida pelo Google que relata as visitas em sites e campanhas de marketing na internet. Também, assim como o funil de vendas, é comumente utilizado nas ações de marketing digital.

 

Growth Capital

É um investimento que, após o negócio já ter se tornado viável ou já caminhar em direção ao sucesso, alavanca o crescimento da Startup.

 

Growth Hacking

É um modelo de marketing de conteúdo que visa encontrar oportunidades de crescimento e trabalhar a partir delas com estratégias e mecanismo específicos com o objetivo rápido e certeiro do crescimento do empreendimento. É um conceito ligado ao Inbound marketing e ainda é um modelo novo em meio às empresas.

 

Hurdle Rate

É a taxa mínima de retorno que um investimento pode receber caso ele possa ser considerado um investimento viável no que diz respeito a viabilidade financeiro do mesmo.

 

Home Office

É o conhecido também como escritório em casa é um formato de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância É possível trabalhar home office em algumas modalidades: Como funcionário de uma empresa, sendo freelancer  ou como empresário de uma empresa home based (sede em uma residência). Com a expansão da internet e redes de comunicação e o acesso a dispositivos portáteis, fez esse modelo de trabalho ir além das paredes da escritórios e ganhar o mundo, permitindo que atividades sejam realizadas de qualquer lugar onde exista um sinal de internet, hoje exitem várias Formas de Trabalhar Online

 

Inbound Marketing

É uma estratégia de marketing em que se utilizam técnicas para que o consumidor adquira o seu produto ou serviço. Ele utiliza de um mecanismo que oferece ao consumidor materiais e informações que faz com que ele se simpatize com o valor agregado pelo consumidor à sua própria vida por meio de materiais entregues. É oposto do outbound marketing e faz com que o consumidor vá procurar o produto ou serviço que quer adquirir.

 

Joint Venture

É uma reunião com objetivo de explorar determinada atividade econômica de duas ou mais empresas com personas jurídicas próprias. Com visão lucrativa e um prazo determinado previamente, essa reunião não precisa gerar um novo empreendimento, podendo firmar apenas uma associação.

 

KPI

É um indicador de chave de desempenho – sigla em inglês key performance indicator – com objetivo de medir a performance dos processos empresarias dos empreendimentos. Contribui com a elevação do desempenho da empresa e monitora a mesma para que as metas desejadas sejam alcançadas.

 

Lean Startup

É um conceito que se refere a criar um empreendimento com alto nível de eficiência, com uma eliminação máxima de desperdícios e um uso tecnológico em quantidade.

 

Love Money

É o recurso obtido por meio de fontes intimas como amigos, familiares ou pessoas próximas dispostas a auxiliar. A captação de recursos para inicio de um empreendimento é um grande desafio, por isso todo o auxílio e recursos financeiro obtido é sempre bem-vindo no negócio.

 

Marketing Digital

São estratégicas de comunicação online que visa envolver o público-alvo de determinado produto ou serviço. Por meio de anúncios e propagandas em redes e mídias virtuais a empresa usa do marketing digital para captar a atenção e o desejo do consumidor para que este tenha vontade de adquirir tal produto ou serviço.

 

Market Fit

É o produto que se adequou perfeitamente às necessidades e desejo do consumidor, sendo este o público-alvo estabelecido para o produto. Também pode ser apelidado de product fit.

 

Meetup

É uma reunião sem formalidade cujos membros de comunidades nas áreas relacionadas ao mundo de startups e pequenos e médios empreendedores se reúnem para compartilhar experiências, ideias, negócios e construir uma sólida e benéfica rede de networking.

 

Mergers and Acquisitions (M&A)

São negócios que envolvem a compra e venda de empresas e empreendimentos, a cisão, fusão ou incorporação das mesmas. Todo esse universo de negociações engloba o campo das Mergers and Acquisitions.

 

MVP

É o produto mínimo viável, isto é, uma versão mínima do produto ou serviço que se deseja inserir no mercado e que possua as funções básicas para que atinja seu objetivo. Por meio do minimum viable product, pode-se testar sua aceitação no mercado, sua eficiência e opinião do consumidor, além de outras validações.

 

NDS (NON-DISCLOSURE AGREEMENT)

É um termo de confidencialidade relacionado às proibições e liberdades que o contrato dispõe, assinado entre as empresas investidas e seus investidores. O documento evidencia também as penalidades e detalhes acerca dessa confiabilidade entre ambas as partes.

 

Networking

É a ação de se criar uma forte rede de relacionamentos com clientes, consumidores, fornecedores, mentores, influenciadores, profissionais da área e de outras áreas a fim de garantir ao empreendedor informações e oportunidades que podem o ajudar a alcançar mais rapidamente o sucesso. Uma boa rede de networking pode garantir uma estabilidade e posição no mercado, que muitas vezes é de difícil acesso por conta própria.

 

Newsletter

São boletins informativos que são distribuídos eletronicamente pelas empresas por meio do marketing digital estratégico de cada negócio. Essas notícias são destinadas tanto à área interna da empresa, seus funcionários, quanto a externa, seu público-alvo.

 

Open Innovation

São programas relacionados a aquisição de produtos e serviços de startups, desenhados especificamente para suas finalidades.

 

Open Source

São softwares que permitem manipular seu código fonte – conjunto de palavras, fórmulas, algoritmos e símbolos reunidos e escritos organizadamente para criar um software – para o próprio desenvolvimentos tecnológicos.

 

Outsourcing

É um modelo conhecido como terceirização no qual uma empresa contrata outra empresa para determinada atividade ou serviço, substituindo seus próprios funcionários pelos serviços dessa empresa contratada.

 

Pitch

É o discurso de empreendedor utilizado para captar recursos financeiros para determinado projeto seu ou vender seu produto. Geralmente é feito em um evento que reúne diversos investidores para os empreendedores apresentarem seus projetos – demo day.

 

Product Fit

Assim como o Market fit, é o produto que aderiu e atendeu os desejos do cliente com sucesso. Esse cliente sendo o público-alvo a que o produto ou serviço se destina.

 

ROI

É o retorno sobre o investimento, isto é, o lucro que é dirigido ao investidor que proporcionou capital financeiro para o andamento do negócio.

 

Royalties

É o pagamento dado ao proprietário da marca, patente ou ao franqueador que utiliza da marca, da patente ou do direito de franquia, pelo usuário. Esse pagamento geralmente é mensal e deriva de uma parte do faturamento do mês gerado.

 

SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

É uma sigla que designa um conjunto de técnicas utilizadas para atingir uma posição melhor de sites da internet nos motores de busca. Tais técnicas atuam como um marketing digital da empresa, dando maior visibilidade no mundo virtual para o produto ou serviço ofertado.

 

Seed Capital

É o investimento capitado inicial utilizado pela empresa em seu começo. É o primeiro recurso financeiro a ser utilizado para continuidade do empreendimento.

 

Spin-off

É a separação entre o núcleo de um negocio e a empresa na qual ele incialmente surgiu. Quando há uma mudança ou amplitude do público-alvo ou desejo de cisão de alguma parte da empresa, ocorre a separação que é denominada spin-off.

 

Stakeholders

São aqueles que influenciam ou são influenciados na organização de determinada empresa. Exemplos daqueles que tem envolvimento direto ou indireto na organização empresarial são fornecedores, acionistas, governo, clientes, colaboradores, sócios dentre outros.

 

Startups

São os empreendimentos em fase inicial. Comumente associado a tecnologia e afins, possuem grande potencial de crescimento e são marcadas por nascerem de ideias e criações inovadoras. Além disso, exigem menos recursos financeiros e possuem equipes de profissionais menos que as empresas usuais.

 

Tag Along

É um mecanismo que protege os acionistas minoritários de uma empresa caso ocorra a venda do controle da mesma. O mecanismo permite aos minoritários a venda prioritária de suas participações nas mesmas condições do controlador.

 

Term Sheet

É um contrato com finalidade de formalizar os termos avançados e as demais condições entre investidores e empreendedores em suas negociações.

 

 

Valuation

É um método que utiliza técnicas para determinar o valor estimando de uma empresa, comumente por meio da geração de fluxo de caixa e as expectativas de expansão que inspira. Seu resultado consiste na recomendação ou na não participação societária ou aquisição de empresa.

VC (VENTURE CAPITAL)

É o investimento de recursos com retorno não certo, usualmente utilizados em estágios iniciais de empresas com potencial de crescimento. Também pode ser conhecido como capital de giro.

 

Webinar

É um mecanismo de marketing de conteúdo contemporâneo que permite ao realizador espalhar conhecimento por meio digitais, isto é, por meio de um vídeo transmitido online e uma interação digital com seu público. Essa conferência digital utilizada de uma plataforma apropriada para realização do ato como o Youtube, Google Hangout e Facebook.

 

A partir da sucinta explicação de alguns termos do mundo das Startups acima, pode-se compreender um pouco mais do linguajar utilizado por esses empreendedores promissores desse ramo tecnológico. Mesmo para aqueles que não fazem parte, um conhecimento do assunto pode proporcionar maior entendimento em outras áreas do mundo corporativo também. Assim, quando alguém usar um desses termos em uma conversa, você não estará por fora e conseguirá entender o que estão dizendo.

 

Dois links que tratam do assunto:

 

Caso não tenha entendido o conteúdo por estar em uma língua na qual não se conhece nada, não há de se preocupar, nada como aprender um pouco de inglês para começar o percurso. O site EnglishBay oferece uma aula teste grátis para aqueles que querem aprender o inglês e assim, conseguirem se aprofundar nesses termos do universo das Startups. Só clicar AQUI e realizar seu cadastro 🙂

Aula de inglês grátis

 

Todavia, caso haja vontade de entender melhor como funciona uma Startup, sua estrutura e financiamento, deve-se passar para o próximo passo com novos termos. O site Medium proporciona a explicação com principais termos da rodada para startups, no que diz respeito ao capital financeiro para andamento do negocio.

https://medium.com/kria-crowdfunding/quais-os-principais-termos-da-rodada-para-startups-1fd1620c1d50