Inglês no vestibular: o diferencial para a sua aprovação

Vestibular de universidades públicas ou privadas e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são as principais maneiras existentes no Brasil para o acesso à educação em uma faculdade ou universidade.

A prova do vestibular é o caminho que aproxima jovens e adultos da oportunidade de início de carreira e até mesmo de uma mudança de vida.

Na busca por esse grande passo na vida pessoal e profissional é comum que os vestibulandos se dediquem ao máximo às matérias que têm relação com as áreas nas quais desejam atuar. Sendo assim, de uma forma geral, aqueles que vão para exatas focam bastante em matemática e física, os que preferem a área de Saúde se dedicam muito à biologia e química e aqueles que vão para Humanas, direcionam os estudos para português e história.

Neste artigo, vamos apresentar uma das disciplinas cobradas no vestibular, mas que muitas vezes não recebe a devida importância: o inglês.

Continue a leitura e entenda por qual motivo essa língua estrangeira pode ajudar a abrir as portas da universidade.

 

Língua inglesa: o diferencial da sua prova

Para uma aprovação no vestibular é importante que o concorrente domine todas as matérias e que a preparação não aconteça de forma comum, como a revisão para uma prova do colégio, por exemplo.

Para ter sucesso na seleção, o vestibulando deve estudar o conteúdo baseado no que é publicado no edital da instituição, conhecer a prova e como os assuntos são cobrados nela. Para isso, muitos se matriculam em aulas particulares, cursos pré-vestibulares presencias ou online, entre outras coisas.

A partir disso, podemos refletir o seguinte: se para todas as matérias é necessário um estudo específico para a prova, por que com a língua estrangeira acreditam que basta ter uma noção do idioma?

Afirmamos que considerar o inglês como algo não tão significante para o vestibular é ficar atrás daqueles que dedicam parte do seu tempo de estudo para essa disciplina. Esses têm mais chances de alcançar o que todos aqueles que se submetem ao vestibular buscam: a aprovação.

No ENEM, por exemplo, segundo uma reportagem publicada pelo Jornal Correio, no dia 11 de setembro de 2019, a disciplina de língua estrangeira corresponde a 11% da prova. Logo, não estar capacitado para fazê-la pode representar mais de 10% de pontos perdidos. Ainda segundo o Jornal, a média de acerto na prova de inglês é muito baixa, aqui constatamos o porquê do inglês ser o grande diferencial da sua prova.

Agora que você já sabe disso, você pode se preparar para a aprovação no vestibular, lembrando que a nota que você tirar no ENEM desse ano é quem vai te qualificar para a melhor escolha no Sistema de Seleção Unificada – SISU 2021, que é um programa do Ministério da Educação (MEC) desenvolvido para facilitar a entrada de estudantes no ensino superior, disponibilizando milhares de vagas para todos os tipos de cursos em todas as Universidades públicas do país. E caso você já tenha prestado a prova em 2019 e não tenha zerado a redação, você está apto a participar do SISU 2020, as inscrições são agora, de 21 de janeiro a 24 de janeiro, fique atento para não perder o prazo!

 

Como estudar inglês para o vestibular

Da mesma maneira que é necessária uma orientação de profissionais capacitados para que sejam alcançadas boas notas nas outras disciplinas, com o inglês não é diferente. Ou seja: não existe fórmula mágica, existe estudo.

É importante entender que ter uma noção do inglês não é suficiente para encarar uma prova de vestibular, por isso é preciso que o vestibulando tenha ao seu lado professores de inglês competentes e que conheçam o formato das provas, apresentem como os assuntos são cobrados e que façam um planejamento e análise de como e do quanto deve ser dedicado para cada assunto previsto no edital.

Se você é um vestibulando e quer entender mais sobre a metodologia e a dinâmica das aulas voltadas para o vestibular, faça uma aula experimental e perceba que o inglês pode ser o passo que faltava para a sua aprovação.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *